joomla templates
YOOtheme
Versão para impressão
PDF
Out
27

Como Sobreviver a uma Obra?

Realizar obras em tempo de crise requer planeamento para que a remodelação saia em conta.

Como sobreviver a uma remodelação dentro da sua habitação?

Saiba como planear e escolher os materiais para recuperar a sua casa de maneira mais rápida e eficiente.

Problemas com a mão-de-obra são a principal queixa de quem precisa fazer uma remodelação em casa. De facto, o maior segredo de uma obra bem feita passa por escolher um bom profissional. Por isso, peça para visitar uma obra recentemente concluída por quem quer que faça a recuperação da sua casa. ‘Se o pedreiro aceitar, é bom sinal’, diz qualquer profissional da área. Ao visitar o local, verifique se os azulejos estão alinhados, se a pintura tem um bom acabamento e se o prazo dado foi cumprido. Aqui vão outras dicas para que a obra não se transforme num inferno:

 

 

ANTES DE A OBRA COMEÇAR

Avalie bem os motivos: A família cresceu? A pintura tem de ser renovada? Pense no motivo das obras.

Verifique as suas necessidades: Mesmo que o piso de uma divisão esteja gasto, não é razão para renovar os restantes.

Conte com um arquitecto ou designer de interiores: Estude a possibilidade de contratar um arquitecto ou designer de interiores. Apesar de pagar pelo projecto, você economizará com uma obra bem planeada.

Ponha no papel: Liste o que vai recuperar e peça ao pedreiro uma previsão semanal da obra, com as etapas e os prazos.

Acerte a época: Mexer no telhado, na fachada ou no quintal durante as chuvas custa caro e demora mais. Tente concluir a obra antes dos meses chuvosos

Calcule bem o  dinheiro: Peça ao pedreiro uma lista detalhada do material necessário e acrescente á soma 20% do valor para imprevistos.

Ao comprar materiais: Ao escolher um revestimento, pesquise as recomendações na Internet ou sítio do fabricante. Um pavimento de elevada resistência (P4), massa branca ou única e de qualidade técnica ajudam a que o pavimento perdure, seja fácil de colocar e garante um bom acabamento ao imóvel.

Respeite as especificações: Observar para que áreas um material foi feito evita ter na cozinha azulejos que acumulam muita gordura ou colocar na garagem um piso que não resiste ao peso do carro.

Compre tudo de uma vez: Isto pode render descontos em algumas lojas, mas produtos como cimento têm validade curta e não podem ser comprados com muita antecedência.

 

DURANTE A REMODELAÇÃO

Antecipe-se ao vaivém: Para preservar o soalho, coloque sobre o mesmo pedaços de carpete ou um tapete velho sob uma lona plástica

Mantenha o pó longe: Ponha panos húmidos nas frestas das portas e tranque as divisões livres. Isso evita a entrada de pó e a presença de estranhos.

Prepare-se para o entulho: Jamais permita que pedreiros deitem o entulho em terrenos baldios! Contrate uma empresa para remover o material.

Abra espaço: Disponha os móveis junto às paredes

Evite objectos partidos: Embale bibelôs e peças pequenas em jornais ou plásticos e guarde-os em caixas.

Fiscalize as instalações: Acompanhar o trabalho dos profissionais facilita a descoberta e a resolução de problemas como um revestimento mal assentado ou a instalação incorrecta de um piso.

Cobre o prazo semanalmente: Faça vistorias diárias e confira toda a semana se as metas estão a ser de facto cumpridas.

 

DEPOIS DE A OBRA ESTAR CONCLUÍDA


Remova a sujidade grossa: Com palha de aço retire restos de cimento

Apague a tinta: A tinta que caiu no chão ou manchou um móvel pode ser removida com um pano embebido em removedor.

Faça manutenção: Arranje pequenos defeitos e pinte a casa a cada dois anos. Mantenha ralos e sifões sempre limpos.

 

 

Escrito por Cláudio Perestrelo.

Últimas notícias

Written on 31 Janeiro 2014, 11.13 by vascontrelo
naminhaterra Depois de em 2012 a equipa da BOMestre estar aos microfones da Rádio PEF 92.0FM com o programa semanal "Em Casa", o ano 2014 marca a presença da...
Written on 03 Outubro 2013, 09.40 by vascontrelo
expomadeira No passado mês de Julho a equipa da BOMestre esteve na Feira de Comércio e Industria EXPOMADEIRA a apresentar algumas soluções que utiliza na...